Quem foi João na Bíblia

A Vida de João na Bíblia

Na Bíblia, João é um nome bastante comum tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento. Existem diferentes personagens conhecidos como João, mas neste artigo vamos nos concentrar em destacar quem foi João, o discípulo de Jesus.

A Identidade de João

João, também conhecido como João Evangelista ou João o Apóstolo, foi um dos doze apóstolos escolhidos por Jesus para acompanhá-lo durante seu ministério terreno. Ele é mencionado em vários relatos bíblicos e é considerado um dos discípulos mais próximos de Jesus.

O Chamado de João

De acordo com o Evangelho de Mateus, João era filho de Zebedeu e irmão de Tiago, conhecidos como “Filhos do Trovão”. Jesus os chamou enquanto eles estavam pescando, dizendo-lhes que se tornariam “pescadores de homens”. João abandonou imediatamente sua profissão de pescador para seguir a Jesus.

A Relação de João com Jesus

João era conhecido como o “discípulo amado” de Jesus, sugerindo que ele tinha uma relação especial com o Mestre. Ele estava presente em momentos importantes da vida de Jesus, como a Transfiguração, a Última Ceia e a crucificação. Também foi João quem Jesus confiou a cuidar de sua mãe, Maria, enquanto estava na cruz.

O Evangelho de João

Além de ser um dos apóstolos de Jesus, João também é autor do Evangelho de João, que é um dos quatro Evangelhos canônicos. O Evangelho de João é conhecido por sua abordagem teológica profunda e pela ênfase na divindade de Jesus.

O Exílio de João

No final de sua vida, João foi exilado na ilha de Patmos, onde recebeu revelações que resultaram no livro de Apocalipse. Nesse período, ele escreveu cartas para sete igrejas na Ásia Menor, que são conhecidas como as cartas do Apocalipse.

Conclusão

João, um dos doze apóstolos de Jesus, teve uma relação especial com o Mestre e foi autor do Evangelho de João. Sua vida e testemunho são importantes para entender a história do cristianismo e a mensagem que Jesus trouxe ao mundo.

Deixe um comentário